10 ferramentas que podem ajudar a sua igreja a dar "um up" no trabalho de comunicação
top of page
Ativo 1.png
  • Foto do escritorRodrigo Motta, ChurchCOM

10 ferramentas que podem ajudar a sua igreja a dar "um up" no trabalho de comunicação

Atualizado: 29 de jun. de 2020

Parte do trabalho da ChurchCOM é capacitar igrejas e ministérios a serem autônomos em seus trabalhos de comunicação. Claro, que também, podemos fazer trabalhos, criações, design e etc por aqui mas, como temos uma missão muita clara, dividir conteúdo e espalhar conhecimento é uma plataforma que nos anima bastante.


Por conta disso vou dividir com vocês algumas ferramentas que ajudam o trabalho de comunicação. Muitas delas são pouco usadas ainda por aqui e acabei tendo contato na Big Idea Conference com a turma da Brentwood Baptist Church! Sim, americano é fissurado em uma ferramenta gratuita ou alternativa aos programas convencionais.


1) Canva.com

Uma plataforma, web e mobile (via app) que auxilia e quebra um galhão para executar layouts simples para posts, stories e peças digitais. Lá você se registra com seu perfil do Google ou Facebook e tem acesso a plataforma. Ele é super intuitivo, basicamente uma ferramenta drag and Drop e com a possibilidade de importar imagens facilmente. Recomendo super!! Uma boa alternativa para que não tem Photoshop!


2) Afterlight (App)

Uso demais! Uma ferramenta bem robusta para edição de imagens rápidas para posts de Instagram, Facebook e etc. Ele te dá muitas variações de filtros, calibragem quase que completa de imagens, além de ferramentas de legais para cortes e etc. Top 1 da minha lista de apps instalados.


3) Hype Type (App)

Ele é um bom app para você criar animações para seus videos e fotos no Store do Instagram. Ele permite animar textos com algum nível de controle e ajuda a fazer ações que precisam de velocidade, principalmente cobertura de celebrações.


4) Vectr.com

Um site bem legal para você encontrar dowloads de imagens vetorizadas e, mais legal ainda, você pode o usar de forma online para criar vetores, tal como o Illustrator, da Adobe (óbvio que com algumas limitações). Mas, entre baixar aquele famoso software craqueado e se virar nessa ferramenta legal, não preciso nem falar.


5) freepik.com

O amigo de todo designer que trabalha na igreja, pois oferece uma gama gigantes de imagens, vetores, gráficos e templates gratuitos e que quebram um galhão na hora de criar peças para a igreja. Quem nunca usou levanta a mão? E, se respondeu não, vai lá já!!


6) unsplash.com

Unsplash é vida! Banco de imagens gratuito e bem legal para uso de ações que não requerem grande exclusividade nas imagens. Lá, você faz sua busca e encontra de tudo com qualidade legal, principalmente para uso WEB. Importante, nesse site é usar a imagem e dar os créditos aos fotógrafos, que fazem dali uma boa divulgação para seus trabalhos. Mesmo pagando um banco aqui na ChurchCOM, usamos e usamos muito o Unsplash!


7) thehungryjpeg.com

Outro bom site, tal como o FreePik, para conseguir gráficos, fontes, templates e imagens é o The Hungry JPEG! Tem bastante coisa por lá e é um bom desafogo para as ferramentas mais comuns.


8) trello.com

Uma belíssima e intuitiva ferramenta para controle de trabalhos e atividades para grupos de trabalho. Funciona la linha dos pensamentos de organização de projetos do tipo Scrum e é um baita adianto para saber o que entrou, controlar brief, entender onde e com quem os trabalhos estão e, também, para armazenar os arquivos finais. Ele tem versão gratuita e uma versão paga com mais recursos!


9) churchmotiongraphics.com

A Disney para os criativos de igreja. Nesse site, que é pago, você encontra quase tudo que é preciso para fazer funcionar uma área de comunicação, cultos e etc. Backgrounds animados, videos, templates, imagens, fontes, ferramentas, músicas e etc. O pacote mensal é muito barato em relação ao que eles ofertam de conteúdo: 19 dólares! Ao ano, eles oferecem dois tipos de pacotes que ficam entre 200 e 300 dólares. Recomendo!


10) sundaysocial.tv

A terra (virtual, claro) dos posts bonitinhos e moderninhos! Sim, se você anda querendo fazer aquela devocional ao melhor estilo posts da Hillsong, esse é o lugar. Eles, algumas vezes, soltam alguns templates gratuitos, mas para ter acesso ao conteúdo e receber os materiais em PSD (para traduzir), é preciso fazer uma assinatura!


Esses são os 10 canais que indico para se ter a mão no dia-a-dia, principalmente quando se tem uma estrutura limitada ou, também, quando o funcionamento da sua equipe é do tipo "saindo pão quentinho", na pegada padaria. Essas ferramentas ajudam muito com inspiração e recursos para fazer o trabalho ficar de pé!


Espero ter ajudado e fiquem de olho porque sexta-feira tem mais!








bottom of page