Tiago dizia que é preciso ouvir mais e falar menos. Este ato nos leva para mais perto da sabedoria. Além do apóstolo, outro ícone, agora do marketing, também nos diz algo, apontando para a sabedoria na comunicação. Seth Godin (autor e influência história no marketing mundial) diz, em um palestra, que "seguimos tudo o que nos falam para fazer em quantidade, mas não ouvimos quem é o destino de nossas ações".
.
.
Ouvir, observar, mensurar, acompanhar...
.
.
Quantas vezes, em seu trabalho com a comunicação cristã, você apenas aplicou o que os especialistas dizem ser o caminho e esqueceu de ouvir as dores de sua comunidade, os desafios de quem segue sua igreja, o choro do irmão ao lado? Quantas vezes, em vez de responder um inbox de sua igreja, você gastou tempo procurando influências nos canais de comunicação cristã, inclusive aqui no nosso?
.
.
Aqui, na ChurchCOM, sempre gostamos de dizer que não há fórmula pronta, programa, "10 dicas" que sejam eficazes sem que tenhamos tempo de ouvir a dor, o desafio, o problema. Jesus também ouvia para curar.
.
.
Não há boa comunicação em pacote padrão. Não há comunicação sem que haja uma troca: ouvir x falar; problema x solução.
.
.
Se não há isso, não há comunicação. Se não há esse movimento, não há relacionamento. Se não há disposição nesse sentido, não há missão.
.
.
Então. Chega de benchmark!
.
.
Gaste tempo ouvindo o que sua comunidade precisa. Gaste tempo investigando. Gaste tempo conhecendo o desafio de sua igreja.
.
.
Claro que o benchmark é importante para que você crie repertório para boas soluções, mas sem conhecer o problema, o benchmark vira uma segunda dor: o da angústia de não conseguir aplicá-lo.
.
.
Aqui, deixamos três recados para você.
.
.
1️⃣ Gaste tempo ouvindo, observando e aprendendo sobre o seu desafio. Tiago já dizia que é aí que mora a sabedoria.
.
.
2️⃣ Cuidado com as fórmulas prontas. Elas não estão ouvindo o SEUS problemas.
.
.
3️⃣ Procure fazer uma boa curadoria. Seu benchmark será mais produtivo.

Comments