Foque no essencial!
top of page
Ativo 1.png
  • Foto do escritorRodrigo Motta, ChurchCOM

Foque no essencial!

Atualizado: 29 de jun. de 2020

Tenho estudado o essencialismo. Basicamente é preciso simplificar a vida e fazer o melhor no que você pode fazer/ser/parecer melhor. Parece mais uma de minhas loucuras falar isso em um ambiente onde falamos de fé. O tema soa meio egocêntrico, talvez. Mas, queria te propor uma outra visão sobre o essencialismo ou, melhor colocando, sobre o Essencial. Sim, é com E maiúsculo porque estou falando de comunicação cristã. O essencial para nós, da comunicação ou não, é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Vale adicionar o IDE aqui. Mas por que esquecemos ou deixamos de lado o essencial para nos atermos ao extraordinário? O Essencial não é o extraordinário? Por que amplificamos o periféricos em detrimento do Essencial? Neste domingo ouvi que a igreja é essencial pois é lá que exercitamos nossas crenças e nossa fé, que é na igreja que podemos voltar a cruz de Jesus. A igreja, apesar de todas as correntes contrárias, é essencial para que tenhamos um ponto de encontro onde nossos relacionamentos aconteçam e se aprofundam diante do cuidado de Jesus. É ali que nos lapidamos como discípulos. Nada mais importa do que a mensagem principal do Evangelho que é apontar para a cruz de Jesus e direcionar as pessoas para que, em comunidade, vivam o amor daquele que se doou em sacrifício. Não são os shows, os eventos, as programações ou os métodos. Nada disso importa e tudo isso se torna ruído para cumprirmos o objetivo nos dado em Mateus 28: fazer discípulos. Então, para fechar esse texto, vou te dar quatro pontos de reflexão para que, olhando para o Essencial, você crie conteúdos relevantes, empáticos e engajadores para sua comunidade. .

1) Jesus é o ponto de partida e o destino de tudo que você fizer; 2) Conheça seu público, entenda suas demandas, contexto e linguagem; 3) Defina sua principal mensagem/conteúdo; 4) Descubra quais são as principais barreiras que tem dificultado sua audiência a entender/interagir/engajar com seu conteúdo.




bottom of page