Igreja Omnichannel é um caminho sem volta
top of page
Ativo 1.png
  • Foto do escritorRodrigo Motta, ChurchCOM

Igreja Omnichannel é um caminho sem volta

Atualizado: 29 de jun. de 2020

Se você conhece o conceito de estratégia omnichannel deve estar querendo deixar de ser meu amigo nesta hora. Caso você não conheça o conceito, vou explicar o que é e tenho certeza que você também chegará lá. Ah, mas depois que passar o susto, volte ao texto porque tenho certeza que esse é um caminho que precisamos trilhar e ele não tem volta.


Segundo a Wikipedia, estratégia Omnichannel é:


O Omnichannel é uma estratégia de conteúdo entre canais que as organizações usam para melhorar sua experiência de usuário. Em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar.


Traduzindo em miúdos, Omnichannel é a produção de conteúdo em múltiplos canais, ao mesmo tempo, de forma complementar com o objetivo de criar uma jornada para o "cliente" consumir mais, melhor, com mais profundidade e com experiências diferentes, complementares. Se você já começou a pensar que não tem braço para isso ou que isso será muito caro, vou confirmar seu pensamento e te dizer que isso é caminho sem volta. Precisamos pensar assim e vou te contar porque.


Segundo Dave Aussie, 63% dos cristãos americanos (e acho que olhar com atenção para esse dado também no Brasil) tem o hábito de ir a igreja uma vez ao menos ou não irem. Esse dado não tem absolutamente nada a ver com o fato de as pessoas estarem menos "crentes". Pelo contrário. A audiência das igrejas não está caindo, mas sim se descentralizando. Esse fenómeno se dá porque as pessoas estão exercitando sua fé em igrejas diferentes e, também, no ambiente digital. A tecnologia está mudando a cultura e a maneira que vivemos e precisamos ver as oportunidades a partir daí.


Pensar a estratégia toda de conteúdo da igreja apenas para o domingo é uma besteira, pois o culto dura 1 hora e as outras 167 horas. O que você está fazendo para manter contato, inspirar, cuidar e incentivar a fé e o relacionamento de seus membros com Jesus Cristo?


Pensar Omnichannel, uma estratégia multicanal, é colocarmos nossa igreja ao longo da semana de nossos membros, esticando um domingo até o outro, indo até as pessoas, assim como Jesus fez com seus discípulos: Ele gastou 3 anos, com 12 pessoas 24/7. Precisamos gastar tempo para discipular as pessoas e gastar tempo para ir ao mundo todo (Marcos 16:15), Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, TikTok...


Na IBMorumbi, criamos um projeto piloto chamado ECO, que nos deu a possibilidade de conversar, diariamente, com os membros da igreja em todos os canais que dispúnhamos, físicos e digitais. Fizemos devocionais, materiais de apoio a pequenos grupos, recortes sobre as mensagens, testemunhos. Tudo para esticar o domingo e conquistar a atenção das pessoas!


Estamos brigando em um mundo muito barulhento e precisamos ser criativos para conquistarmos alguns minutos da atenção das pessoas durante um dia!


Esse é o desafio!





bottom of page