Bye, bye Big Idea. Welcome, Big Experience
top of page
Ativo 1.png
  • Foto do escritorRodrigo Motta, ChurchCOM

Bye, bye Big Idea. Welcome, Big Experience

Atualizado: 29 de jun. de 2020

A publicidade viveu por muitos anos e, sinceramente, acho que ainda vive da busca de uma ideia perfeita. Aquela ideia que, em um comercial de 30 segundos na Globo, resolveria o problema ou necessidade do cliente. Investiu-se tempo, equipes, esforço e transpiração sempre em busca de uma "sacada" que pudesse apresentar o produto naquele tempo curto, que saltasse os olhos do cliente e, de quebra, sobressaísse ao produto da concorrência.


Hoje, na era pós-digital (porque pós-moderno já está ultrapassado), a coisa mudou ou, para os mais saudosos e apegados, está mudando radicalmente. Uma comunicação com uma mensagem desdobradas em diversos formatos de publicidade construída em caminho de mão única já não faz mais efeito e, para quem aposta nessa estratégia, geralmente não fecha a conta do ROI. Gasta-se muito e o resultado muitas vezes não vem.


O consumidor desta nova era pós-digital, que entende que a conectividade é uma commodity e não algo extraordinário, não se convence mais com um contato de mão única. Ele precisa experimentar o produto, ele vai buscar informações sobre a credibilidade da empresa e ele quer fazer parte do processo de construção da mensagem daquele produto. Tanto como mídia, tanto quanto um testador daquela ideia. O consumidor não se convence mais com o estímulo do imaginário para consumidor, ele precisa experimentar, fazer parte, se envolver com aquela marca para ir adiante e resolver seu impulso de compra.


Cada vez mais ouvimos no meio sobre o marketing de conteúdo e inbound marketing como novas opções para um mix de comunicação que, também, utilizar o ferramental tradicional de publicidade. O que tem mudado, ao longo do tempo, é que o mix de ações parece estar mais fragmentado, com mais teste e, com cada vez mais, ações que construem relacionamento e experiência entre o cliente e as marcas.


Em resumo, fique de olho no que está acontecendo no mercado. Não adianta mais achar que apenas "falar" vai te trazer bons resultados. Também, não aposte apenas no design e na estética, pois seu consumidor anda querendo fazer parte de sua produção de conteúdo. Por último, comunique envolvendo, apresentando seus valores de forma mais próxima do seu cliente, pois o que ele está querendo de você é espaço para dialogar e te conhecer mais e melhor.



Photo by Katya Austin on Unsplash


bottom of page