EXPOLIT - 10 coisas que comunicadores não podem perder de vista
top of page
Ativo 1.png
  • Foto do escritorRodrigo Motta, ChurchCOM

EXPOLIT - 10 coisas que comunicadores não podem perder de vista

Atualizado: 29 de jun. de 2020

Muitos vocês sabem que estou por aqui nos Estados Unidos para um período de exploração, conhecimento e participação em alguns eventos. Neste final de semana, tive a oportunidade de visitar a Expolit, feira cristã dedicada ao mercado da América Latina que acontece há mais de 20 anos aqui em Miami. Sobre a feira, em si, escrevi em um post no Instagram que você pode ler, mas vou focar esse post no que ouvi no sábado, durante a conferência promovida para Comunicadores USA, uma organização que reúne comunicadores da América Latina para ferramenta-los e capacita-los a partir da missão de Jesus.


Entre e sexta e sábado, foram seis palestras que tiveram o objetivo de criar a pauta comunicação entre os líderes de igrejas e, também, entre voluntários e responsáveis por comunicação nas igrejas, ministérios e projetos cristãos. Saí de lá pensando sobre muita coisa e, também, muito feliz por ter a confirmação de que o conteúdo que tenho deixado aqui no blog, livro e podcast está atualizado com o que pautando para além do Brasil. Aqui nos preocupamos com a missão e não apenas com as táticas e likes. Então selecionei 10 highlights do que ouvi, parei pra pensar e curti por aqui!


#1 - Precisamos reportar o que Deus tem feito no mundo 

Temos deixado de falar de Jesus, seus feitos e ações para falarmos mais de eventos, pastores, atividades, programações. Precisamos ocupar nossas timelines e tempo de produção com mais conteúdo a respeito do Evangelho.


#2 - Pense menos em equipamento e mais em conteúdo

Vivemos procurando desculpas pela ausência de estrutura que temos em nossas igrejas e o assunto equipamento parece ser sempre um desafio para produzirmos coisas relevantes. Te encorajo a deixar o equipamento em segundo plano e focar no planejamento e na procurado de boas histórias. O conteúdo é mais importante do que o equipamento


#3 - Viva sua missão

Nossa vida não é e não pode ser compartimentada entre a vida secular e a vida cristã. Somos comunicadores cristãos 24x7 e temos a obrigação de produzirmos conteúdo que reflitam Jesus e que contribuam com a missão Dele. Tudo que você produz precisa ter este filtro.


#4 - Faça com excelência

Muitas vezes, por entendermos sermos chamados, fazemos as coisas para Jesus de um jeito "mais ou menos". A excelência não está no dinheiro e no tamanho da produção, mas sim no coração como você planeja, se prepara e executa seus trabalhos. Temos que representar Jesus com qualidade e dignidade em tudo que fizermos.


#5 - Otimize os gastos - Growthy Hacking

Trabalhar em igreja é necessariamente trabalhar com verbas menores ou inexistentes. Então, busque soluções e custo baixo e que traga resultados importantes para o seu conteúdo. O Growth Hacking é um caminho que precisamos estudar para potencializar os nossos conteúdos com menor esforço e menor gasto.


#6 - Entenda o DNA de seu projeto ou sua igreja

Bons conteúdos, principalmente nas redes sociais, são desenvolvidos (e tem resultados) a partir do entendimento profundo do DNA do seu projeto, da escolha de um tema em que conecte você a sua audiência e o diferencie entre tão conteúdos disponíveis na rede. Busque ser único no que você faz.


#7 - Tudo depende da estratégica

Saber para onde vai e para onde quer chegar. Este é o ponto de partida para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação que gerará ações, processos e comunicações. Sem uma estratégia, seus esforços táticos terão fim em si mesmo e não construirão uma relação mais duradoura com sua audiência.


#8 - Entenda seu contexto

Antes de sair fazendo qualquer coisa, primeiro entenda quem são suas audiências, como elas agem e onde elas estão. Depois de identificar esse ecossistema de forma profunda, pense em canais, tipos de ações e qual a linguagem que você usará para sua comunicação.


#9 - Conquiste atenção

Com o excesso de informações que temos o contato hoje, umas das coisas que precisamos ter claro ao pensar o processo de comunicação de uma igreja é que somos obrigados a pensar em uma estratégia de conquista de atenção. Isso requer bom conteúdo, boa estética, bom posicionamento de canais e adequação ao momento de vida das pessoas. Por isso, os pontos 6, 7 e 8 são fundamentais!


#10 - Teu esforço e qualidade técnica não suplantam a necessidade de depender de Deus

Na igreja nosso trabalho e esforço nunca serão suficientes para cumprir os planos de Deus. Temos que nos alinhar ao plano de Jesus, fazer nossa parte com dependência completa Dele no processo. Nossa função é não atrapalhar o que Deus tem a fazer a partir de nós! Busque, ouça e dependa de Jesus.


Aprofundarei mais estes aprendizados por aqui em um podcast que será lançado no dia 03 de setembro, já com o resumo do que vi na Expolit e o que acontecerá no CRTVChurch One Days, que participarei em Orlando na próxima semana.


Fique em contato! Mande dúvidas, informações e sugestões!


Ah... e vale já deixar no radar que em novembro volta ao Brasil e agenda para workshops, palestras e eventos está aberta! Bora?



Estande da Christian Vision Global na Expolit 2019

bottom of page