top of page
Ativo 1.png
Foto do escritorRodrigo Motta, ChurchCOM

Por quê as pessoas vão a igreja?

Atualizado: 29 de jun. de 2020

Tenho tido contato com alguns materiais muito legais com estudos e teorias sobre as motivações das pessoas para irem a igreja e, claro, materiais de como temos que entender os perfis e atuar com a comunicação para mexer nesses comportamentos em busca de ampliar o relacionamento entre a igreja e seus membros.


Um material muito legal sobre esse assunto é do @adam_mclaughlin, que apresenta quatro importantes motivações que levam pessoas até as portas de nossas igrejas. É um vídeo, em inglês, que resumo aqui nesse textão para você refletir comigo. São 4 C: compulsão, curiosidade, comunidade e comprometimento.


-> Compulsão: pessoas vão a igreja por obrigação, por medo de estar fora de um movimento, para agradar as pessoas, para ficar na benção e para não perder a cobertura espiritual.

-> Curiosidade: pessoas são impactadas por comunicações ou por contatos de pessoas advogando em nome de nossa igreja e querem entender melhor o que acontece naquele lugar.

-> Comunidade: pessoas e, muitas delas, vão a igreja para fazer parte de uma comunidade, conversar com pessoas, fazer amizades, estar inseridas em um contexto social.

-> Comprometimento: pessoas que entendem e vivem a visão e os valores da igreja, entendem sua importância naquele contexto e não podem ficar de fora dos encontros. Elas são seguidores de Jesus que entenderam que estão em missão.


É obvio que ainda temos muitas outras motivações, mas concordo com o Adam que, ao olhar para estes quatro pontos, mapeamos boa parte da audiência de uma igreja. A ideia de entender esse mapeamento é que devemos criar comunicação e ações que estimulem nestas pessoas próximos passos, que conseguimos levar as pessoas de um nível para outro até que elas cheguem as igrejas com a motivação mais importante: comprometimento.


Se você quiser ouvir mais sobre esse assunto, o vídeo do Adam é esse aqui: https://bit.ly/30M9gLm


Recomendo que você siga seus perfis e canais, pois tem muito conteúdo legal por lá.

Por aqui, nos Estados Unidos, é muito fácil ter contato e ouvir sobre pesquisa



Photo by John-Mark Smith on Unsplash

Comments


bottom of page