Nem tudo são flores!
top of page
Ativo 1.png
  • Foto do escritorRodrigo Motta, ChurchCOM

Nem tudo são flores!

Atualizado: 29 de jun. de 2020

Frasezinha batida, própria daqueles imagens motivacionais da internet. Mas essa é a mais pura verdade no trabalho do dia-a-dia do comunicador cristão. Falamos muito aqui sobre estratégia, dicas, caminhos das pedras, benchmarks, soluções, mas nem sempre o que funciona para mim funciona aí na sua realidade. Também, nem sempre, uma teoria pode se revelar produtiva no seu contexto ou no meu.


"Nem tudo são flores" mesmo. Muitas vezes fazemos um projeto lindo, rico e profundo no ppt e a execução é um desastre. Já passei isso em agência, com clientes grandes e pequenos, e já observei e vivenciei essa realidade nas igrejas que trabalhei e nas que dei consultoria.


Ok. Mas o que fazer?


O mal de todo cara de comunicação é que, muitas vezes, nos achamos infalíveis e esquecemos que o erro também é parte do aprendizado para que o trabalho siga, se desenvolva e seja corrigido para alcançar um objetivo, cumprir o planejamento e tocar vidas. A resposta para a pergunta acima é simples: corrigir!


Não tenha medo de voltar atrás em um plano, revisar suas convicções, rever sua execução e tentar novamente. Outro dia escrevi sobre o erro no ambiente cristão e continuo acreditando em cada palavra que disse. Errar no ambiente cristão é quase que uma possibilidade nativa e, é aqui, que mesmo em um trabalho prático temos a certeza de que há a possibilidade de redenção, de se desculpar, de refazer, de rever e recriar!


Sim. É possível errar e errar feio neste ambiente. Principalmente porque lidamos com falta de tempo e de recursos, o que nos faz sermos engolidos pela execução, pela correria, pela afobação. E isso é um convite para o erro, para a perda de coerência, para a desconexão.


Meu recado para você hoje é dizer que tudo isso é normal, é possível e vai acontecer. Pare, ore, pense e corrija! Não há nada errado nisso! Também, aqui fica meu convite para você se esvaziar e deixar que Deus haja na comunicação da sua igreja por meio das suas habilidades. Não seja maior que Ele, o maior criativo na história! Esteja à serviço Dele e saiba que Ele estará do seu lado, mesmo quando tudo não parecer tão florido quanto naquele ppt original que você planejou!





bottom of page